A etapa Ouro Preto da MIMO já inicia sua trajetória bem sucedida, apresentada pelo Programa Natura Musical, um dos mais importantes do país, selecionada por meio do Edital Minas da empresa. Em Pernambuco, a mostra é patrocinada pelo BNDES, Governo de Pernambuco, Chesf e Prefeituras de Olinda e Recife.
“A expansão da MIMO para Minas Gerais é um processo natural de amadurecimento. Ouro Preto, assim como Olinda, Recife e João Pessoa, são cidades com ricos patrimônios nacionais, ambientes perfeitos para um festival onde o conceito está em promover um diálogo entre o erudito, o instrumental e o popular”, diz Lu Araújo, idealizadora e diretora artística da mostra, que para a MIMO Ouro Preto tem como parceiro o produtor Kuru Lima, da Cria!Cultura.
Segundo Lu Araújo, o fato da MIMO Ouro Preto ocorrer antes da edição olindense é apenas por questões de agenda. “Havia outros eventos na cidade após a segunda semana de setembro e ficaria difícil realizar a MIMO ainda em 2012. Olinda sempre será a cidade mãe do festival. As programações terão atrações em comum e também artistas especialmente selecionados para cada cidade. Pernambuco tem um público exigente e responsável pelo nível da qualidade musical da mostra. A nossa idéia, inclusive, é ocupar outras igrejas de Olinda, que nunca participaram da MIMO, já que este ano a cidade comemora 30 anos de reconhecimento como bem histórico e cultural da humanidade, pela Unesco”, completa Lu.
No ano passado, a MIMO recebeu uma média de 120 mil pessoas. Para a edição mineira, a expectativa é impactar cerca de 60 mil espectadores. Karen Cavalcanti, gerente de Marketing Institucional da Natura, destaca que a integração da música como patrimônio histórico dá ainda mais força ao projeto. “À exemplo do que já acontece em Olinda, Recife e João Pessoa, a edição de Ouro Preto promoverá o diálogo da música com o patrimônio histórico. Será uma grande celebração da música à céu aberto.”
:: Trajetória - Nascida em 2004, em Olinda, a MIMO oferece ao público de cidades patrimônios, gratuitamente, concertos aclamados, aproveitando como cenário o interior de seculares igrejas, museus e espaços públicos ao ar livre. O projeto inclui ainda uma Mostra de Cinema com temática musical.
Além de uma programação focada na música, a MIMO também investe desde a sua primeira edição na educação musical, através da Etapa Educativa. Durante os dias em que o festival se instala na cidade, estudantes e profissionais de música têm a oportunidade de interagir com grandes nomes da música brasileira e internacional, por meio de master classes e workshops.
MIMO em números (desde 2004):
- 400 mil expectadores
- 157 concertos realizados
- 70 filmes exibidos
- 2.300 músicos participantes
- 15 mil alunos beneficiados na Etapa Educativa
- Ocupação de 100% dos hotéis e pousadas de Olinda
- R$ 6 milhões de movimentação na Economia de Olinda *
- Geração de 1.200 empregos diretos e indiretos a cada ano
*Fonte: Secretaria de Turismo de Olinda
Fotos da MIMO em alta resolução no www.flickr.com/photos/ mimofestival
Nenhum comentário:
Postar um comentário