Aline Feitosa

TRAGO BOA NOTÍCIA. Comunicação para o desenvolvimento de carreira. tragoboanoticia@gmail.com

81. 8131.0721/7813.0999/ ID 13*909196 (Aline Feitosa)

27.4.12

PROJETO EXIBE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE JOVENS DA COMUNIDADE DOS BULTRINS


Na próxima sexta-feira (04.05), às 19h, a comunidade dos Bultrins, na periferia do Sítio Histórico de Olinda, se verá em um telão armado na Praça Nossa Senhora do Monte. É a culminância do projeto Meu bairro filmo eu, desenvolvido pelo Atelier Multicultural desde novembro de 2011. Cem cadeiras serão disponibilizadas no local para que, confortavelmente, a população possa apreciar seu próprio cotidiano, histórias e personagens. O projeto tem incentivo do Funcultura e Sesc-PE.
As filmagens e edição foram feitas por jovens da própria comunidade, que realizaram um mapeamento sociocultural no bairro (total de 24 horas) e receberam formação em vídeo (total de 40 horas), ministrada por Felipe Calheiros, na área de câmera, e por Willamy Tenório na área de edição. Foram registrados vários momentos que marcam a identidade do bairro, desde músicos da comunidade, saídas de troças carnavalescas, costumes religiosos, as atividades de uma cooperativa popular e visitas junto a jovens guias turísticos da Associação de Condutores Nativos de Olinda, além da produção de várias vinhetas humorísticas com o "Urso do Teu Vizinho".

O projeto permitiu aos jovens um intercâmbio com outros atores sociais do bairro, contribuindo à coesão social da comunidade e à valorização da sua identidade cultural. "A gente descobriu riquezas nos Bultrins que eu naõ sabia que existia, mesmo morando aqui desde que nasci. Nunca tinha ido na Igreja do Monte, por exemplo. Agora, o meu objetivo é multiplicar para outros jovens como eu tudo o que aprendi", diz o estudante Lucas Vieira, 16 anos. "Para mim, o Meu bairro filmo eu contribuiu para minha autoestima e de minha comunidade e ta,bém me capacitou numa área que eu já atuava profissionalmente", completa Bruno Oliveira, 22, que já atua no mercado como auxiliar de câmera.

Nenhum comentário: