Neste sábado (02.06), no Nascedouro de Peixinhos, o grupo Bongar realiza um projeto há muito tempo esperado: grava o primeiro DVD.
Para vocês, que acompanham a história desses jovens músicos, criados sob a cultura da RESISTÊNCIA no quilombo urbano da Xambá (comunidade do Portão do Gelo, Olinda), reconhecem o quanto é significativo este momento.
O Bongar, que completa 11 anos de criação no dia 11 de agosto de 2012, é a prova de que a CULTURA POPULAR pode ter uma trajetória consistente, por meio de projetos bem elaborados e por sua música tradicional, peculiar e naturalmente renovada.
No cenário da música independente de Pernambuco, não hesito em afirmar que o grupo Bongar é um dos mais bem sucedidos, com dois CDS gravados, turnês anuais pelo Brasil e diversas apresentações na Europa.
Para o DVD, os "meninos da Xambá" trazem como diretor musical o grande parceiro BENJAMIM TAUBKIN, respeitado no mercado da música contemporânea mundial, e que se rendeu há cinco anos à forte sonoridade dos tambores do Bongar.
O evento, GRATUITO, será uma grande FESTA DE TERREIRO, iniciada pontualmente às 16h com apresentações do maracatu Porto Rico e do afoxé Alafin Oyó.
Às 18h começa o show do Bongar, com participações de Taubkin e outros músicos como Juliano Holanda (Orquestra Contemporânea de Olinda), Adiel Luna (Coco Camará) e Zé de Teté. Também estarão no palco mulheres, homens e crianças da Xambá, nas músicas Bate a saudade e Ogun.
Ao público, o recado é usar roupas coloridas, alegres. Às mulheres, saias rodadas! No mais, muita disposição para dançar o COCO, reproduzindo no Nascedouro de Peixinhos a tradicional festa de 29 de junho, que ocorre anualmente, há mais de 40 anos, no terreiro da Xambá.
O DVD tem direção de ANDREA FERRAZ e produção do Ateliê - Produtora Audiovisual. O incentivo é do Funcultura.
ESTAREMOS À DISPOSIÇÃO CASO HAJA INTERESSE DE COBERTURA DO EVENTO. O FOTÓGRAFO (BETO FIGUEIROA) ESTARÁ POR LÁ. PODEREMOS ENVIAR AS FOTOS (EXCLUSIVAS) DE ACORDO COM A DEMANDA.
EM ANEXO, SEGUEM FOTOS DE DIVULGAÇÃO. CRÉDITO: BETO FIGUEIROA.